Presidente da Petrobras garante 14 mil contratações

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Quem sonha em ingressar na maior estatal do país deve se prepara com afinco, pois milhares de oportunidades surgirão nos próximos anos. Embora o gerente de Gestão de Efetivo da Petrobras, Lairton Correa, tenha dito, no final do mês passado, que 6 mil vagas serão preenchidas até 2013, o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, informou à FOLHA DIRIGIDA, nesta quinta, dia 7, que esse quantitativo será bem superior.


"Ao invés de 6 mil vagas, serão preenchidas 14 mil vagas por meio de concursos públicos até 2014. O concurso para este ano só depende da legislação", disse o presidente da Petrobrás, durante a cerimônia de inauguração da expansão do Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello, na Ilha do Fundão, onde também estava presente o presidente Lula.

O próximo concurso da Petrobrás, que já está sendo preparado, deve sair até dezembro ou no início de 2011, dependendo de levantamentos que estão sendo feitos pelos diversos setores da empresa, segundo havia informado o o gerente de Gestão de Efetivo da Petrobrás, Lairton Correa.

Embora os cargos do próximo concurso ainda não tenham sido informados, a listagem das funções dos níveis médio e superior que fazem parte do quadro da Petrobrás está disponível abaixo. A remuneração mínima garantida pela empresa é de R$1.647,19, para os níveis médio e médio/técnico, e de R$5.685,07, para os graduados.

Segundo levantamentos, os cargos que terão maior necessidade de pessoal são técnico de manutenção, técnico de operação, técnico de projetos, construção e montagem e engenheiro (Equipamentos, Petróleo e Processamento e Naval), além de geofísico e geólogo.

Preparação - Como a concorrência costuma chegar à média 100 candidatos por cada vaga publicada em edital, o importante, segundo especialistas, é iniciar os estudos com antecedência e conhecer o perfil da duas bancas que se alternam na elaboração das provas: Cespe/UnB e Fundação Cesgranrio.


Aqueles que têm experiência na área defendem que é preciso ter planejamento de estudo, e começar o quanto antes. O diretor da Academia do Concurso, Paulo Estrella, diz que os concursos são variáveis, mas geralmente o conteúdo programático tem grande relação com o cargo que será ocupado.

"Para o nível superior podemos apontar como disciplinas básicas Português, Matemática e Língua Inglesa, e para o médio, Português e Matemática. Para sair na frente na preparação é fundamental estudar esses conteúdos", disse, ressaltando que o próximo passo é, com a publicação do edital, iniciar o estudo de disciplinas específicas.

O professor Alexandre Vasconcellos, do Ceav, também orienta que os concorrentes analisem os editais. "É importante o candidato se basear em provas anteriores e analisar os últimos editais. Outra estratégia de preparação é estudar as provas das subsidiárias da estatal, como Transpetro, BR Distribuidora e Petrobrás Biocombustível", afima o especialista.

Os professores também traçaram um perfil das bancas do Cespe/UnB e da Fundação Cesgranrio, que costumam organizar os concursos da Petrobrás que possuem características bem diferentes. Enquanto o Cespe tem um perfil mais analítico, a Cesgranrio é mais objetiva.

Segundo Carlos Eduardo Guerra, do Centro de Estudos Guerra de Moraes, as diferenças têm dois aspectos: formal e material. "A prova do Cespe pode ter o formato certo ou errado para analisar a veracidade das frases, o que é mais difícil. Já a Cesgranrio mantém um padrão normal de múltipla escolha, mas a diferença está na distribuição dos pontos", aponta, acrescentando que o candidato deve ter cuidado porque o Cespe mescla questões doutrinárias com as de decoreba, enquanto a Cesgranrio aposta na memorização.    

 

Cargos que fazem parte do quadro da Petrobras
Para orientação daqueles que sonham em ingressar no quadro de funcionários da Petrobras, FOLHA DIRIGIDA publica abaixo todas os cargos que fazem parte do Plano de Cargos da estatal.



Cargos de níveis médio e médio/técnico


 

Assistente de Serviços de Apoio

Inspetor de Segurança Interna

Técnico de Administração e Controle

Técnico de Contabilidade


Técnico de Enfermagem do Trabalho

Técnico Ambiental

Técnico de Comercialização e Logística

Técnico de Estabilidade

Técnico de Exploração de Petróleo

Técnico de Informática


Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações

Técnico de Logística de Transporte

Técnico de Manutenção *

Técnico de Operação *

Técnico de Perfuração e Poços

Técnico de Projetos, Construção e Montagem *


Técnico de Segurança

Técnico de Suprimento de Bens e Serviços

Técnico de Telecomunicações

Técnico Químico de Petróleo


Cargos de nível superior


Administrador

Advogado

Analista Ambiental

Analista de Comercialização e Logística


Analista de Pesquisa Operacional

Analista de Sistemas

Arquiteto

Assistente Social

Auditor

Bibliotecário


Contador

Dentista

Economista

Enfermeiro do Trabalho

Engenheiro Agrônomo

Engenheiro Civil


Engenheiro de Equipamentos *

Engenheiro de Geodésia

Engenheiro de Meio Ambiente

Engenheiro de Minas

Engenheiro de Petróleo *

Engenheiro de Processamento *


Engenheiro de Produção

Engenheiro de Segurança

Engenheiro de Telecomunicações

Engenheiro Naval *

Estatístico

Geofísico *


Geólogo *

Médico do Trabalho

Nutricionista

Profissional de Ciências Exatas

Profissional de Ciências Humanas e Sociais

Profissional de Comunicação Social


Psicólogo

Químico de Petróleo

   

    



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.