Saúde-RJ: gabarito extra-oficial de técnico de enfermagem

domingo, 27 de novembro de 2011

Mantendo a tradição, a FOLHA DIRIGIDA reuniu na tarde deste domingo, 27 de novembro, logo após a aplicação das provas de técnico de enfermagem do primeiro concurso da Secretaria Estadual de Saúde, promovido para Fundação Saúde, uma equipe de professores para elaborar o gabarito extraoficial e comentar as questões.
As provas para técnico de enfermagem transcorreram dentro do que foi proposto no programa da seleção, conforme análise dos professores que lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Saúde Pública em cursos preparatórios. No entanto, na prova de Conhecimentos Específicos, as questões 25, 34 e 37 são passíveis de recursos por apresentarem particularidades, de acordo com os especialistas.

 
Segundo os professores, as questões de Língua Portuguesa, por exemplo, não apresentaram grandes complicações; SUS e Políticas de Saúde, seguiram o modelo tradicional das seleções anteriores, organizadas pela Fundação Ceperj; e de Conhecimentos Específicos, extensa e cansativa, cobrando-se 50 questões com um nível de conhecimentos elevado. A prova constou de 60 questões, sendo de 1 a 5 de Língua Portuguesa; 6 a 10 de SUS; e de 11 a 60 de Conhecimentos Específicos.
 
Veja a análise geral dos professores
 
André Moraes
professor de Língua Portuguesa do curso Degrau Cultural
"A gramática foi aplicada ao texto, cobrou-se o valor semântico de conectivos e do modo subjuntivo. Além disso, a banca examinadora abordou tópicos da linguística, fazendo uma questão sobre neologismo. Em geral, a prova não apresentou grandes complicações teóricas. As questões estavam dentro do programa. Quem se preparou bem, com certeza, vai gabaritar. Apesar de constar no programa o novo acordo ortográfico, o mesmo não foi cobrado."
 
Ismael Costa
professor de Saúde Pública, SUS e Administração do curso Saúde Aprovação

"As questões de Saúde Pública seguiram o modelo tradicional das provas anteriores da Fundação Ceperj. A banca baseou-se rigorosamente na bibliografia do edital. Em geral, as questões não estavam difíceis para as pessoas que se preparam. O que chamou atenção foi o fato de, assim como nas últimas provas, cair uma questão de acidentes com animais peçonhentos."
 
Mônica Pavani
professora do SUS do curso Saúde Aprovação
"Classifico a prova como atípica, pois apesar de objetiva, o grau de dificuldade foi muito elevado. Cobrou-se tudo que estava no programa. A banca examinadora distribuiu bem o conteúdo em relação ao edital. O exame estava acima da média de dificuldade das seleções anteriores. Quem se preparou pode acertar quatro das cinco questões propostas, ficando apenas uma com grau maior de dificuldade."
 
Lívia Gomes e Tanit V. Chaves Antero
professoras de Conhecimentos Específicos do curso Degrau Cultural
"As questões estavam dentro do contéudo programático exigido. No entanto, as questões foram baseadas, em sua maioria, em um autor, apesar da banca exigir uma bibliografia extensa. Foram cobradas poucas questões da área de Saúde Coletiva, tendo exigido quase todos os manuais do Ministério da Saúde, não cobrando nenhuma das vacinas atuais do PNI, que foram pontualmente exigidas no programa. A questão 25, até o momento, não foi encontrada citação na bibliografia de referência. Já as questões 34 e 37, por sua vez, têm duas alternativas que não foram encontradas na bibliografia e, portanto, podem haver duas respostas a serem consideradas."
 

 
Confira a resolução dos professores:
 
Português – Professor André Moraes
 
Questões de 1 a 5
 
1. B
O enunciador estruturou  o texto com a 1ª pessoa do singular, o que confirma a apção B (tentativa individual).
 

2. D
(ecochato)- Palavra não dicionarizada.
 
3.
B
"Sou adepto da coleta seletiva, mas não confio na companhia de limpeza da minha cidade porque ( visto que, já que, conquanto) acho que eles misturam todas as caçambas".
 
4. D
Será preservada ( voz passiva analítica ou verbal).
 

5. D
Se... Tiver (futuro do subjuntivo).
 
Legislação SUS – Professores: Mônica Pavani e Ismael Costa
 
6. A
De acordo com o artigo 1º paragrafo 2º da Lei 8142/90.
 
7. A
De acordo com o artigo 7º caput da Lei 8080/90.

 
8. C
página 28,  de acordo com documento - Acolhimento com a avaliação e classificação de risco Brasília DF – 2004.
 
9. C
Paco pela Vida. Diretrizes Operacionais para os pactos pela vida, Defesa do SUS e Gestão. Brasília, Ed Ministério Saúde 2006.
 
10. A
Capítulo II ,  Item 1 – página 20 PNAB(648/2006), Política Nacional de Atenção Básica , portaria 648/2006.

 
Professores:
Julio César Santos da Silva
Tanit Vasques Chaves Antero
Lívia Gomes
 
11. D
Depois de a bactéria ser ingerida pela boca, leva normalmente entre 12 a 36 horas para o indivíduo iniciar os sintomas, uma vez que a Salmonella entérica é resistente à passagem no estômago.
 
12. A

Segundo o calendário do MS, o esquema de vacinação para HB deverá ser realizado com os intervalos:
1ª dose para 2ª dose = 30 dias
1ª dose para 3ª dose = 180 dias
OBS: O intervalo mínimo da segunda dose para a terceira deve ser de 60 dias.
 
13. D
Sendo a convulsão uma característica da eclampsia, recomenda-se tratar a hipertensão arterial para que se evite a tríade da pré-eclâmpsia (HÁ, edema e proteinúria).
 
14. B
Segundo MS, considera-se abortamento interrupção da gravidez até 22 semanas ou, se a idade gestacional for desconhecida, com o produto da concepção pesando menos de 500 gramas ou medindo menos de 16 cm.

 
15. D
Para que um a gestação ocorra de forma saudável, recomenda-se que o ganho de peso esteja entre 8 e 11 kg .
 
16. A
Em relação ao sigilo profissional o Código de Ética e deontologia enfatiza que o mesmo deve ser aberto em benefício a coletividade quando se trata de doenças transmissíveis
 
17. D
A redução do número de micoorganismos de tecidos vivos chame-se antissepsia. Quando for de superfícies , chama-se desinfecção.
 
18.A

Considerando-se um adulto com peso normal, o volume adequado de medicamento para administração intramuscular é de 4 ml em vasto-lateral da coxa.
 
19. D
Segundo Lima, a posição genupeitoral é usada para exames vaginais e retais e exercícios após o parto para retornar o útero à posição inicial.
 
20. A
A cicatrização por segunda intenção ocorre na presença de grande quantidade de tecido de granulação e não há aproximação de bordas.
 
21. B
Para a alimentação por gavagem é recomendada a posição de Fowler para facilitar a ação da gravidade e evitar boncoaspiração.

 
22. D
A PA é o produto da relação entre o débito cardíaco (volume de sangue) e a resistência vascular periférica (elasticidade dos vasos), logo a resposta incorreta é "concentração da hemoglobina".
 
23. D
Segundo Idelmina, a temperatura esperada para aferição axilar é entre 36.4º e 37ºC.
 
24. D
Segundo Idelmina, a verificação da pulsação é mais comuns nas artérias carotídea, femoral e dorsal dos pés.
 
25. Até o momento não foi encontrada informação específica sobre o tempo de clampeamento do cateter na bibliografia de referência da questão.

 
26. A
Após o parto os níveis hormonais de estrogênio e progesterona caem enquanto há elevação de prolactina para favorecer a ejeção do leite.
 
27. D
A infecção fetal é o resultado da disseminação hematogênica do T. pallidum por via transplacentária, em qualquer fase gestacional.A transmissão vertical pode ocorrer por todo o período gestacional. Acreditava-se que a infecção fetal não ocorresse antes do 4o mês de gestação. Entretanto, já se constatou a presença de T. pallidum em fetos abortados, ainda no 1o trimestre da gravidez.
 
28. A
As vacinas de hepatite B e BCG devem ser aplicadas ao nascer e podem ser simultaneamente.
 
29. Até o momento não foi encontrada informação específica sobre a conseqüência da hipotermia em neonatos na bibliografia de referência da questão.

 
30. C
Segundo Lima, na infância o metabolismo é mais intenso em relação a adultos e idosos.
 
31. A
Segundo Lima, o profissional de enfermagem deve manter o ambiente limpo e arejado.
 
32. C
Segundo Lima, na mama feminina, os canais ou dutos lactíferos representa o conjunto formado por células produtoras de leite.
 
33. C

Para a prevenção de iatrogenias relacionadas a fototerapia é indispensável o uso de óculos de proteção durante todo o procedimento.
 
34. A / C
Segundo Lima, o sono e a idade alteram a freqüência de pulso e biótipo e raça não se encontram descritos como fatores relacionados à freqüência cardíaca.
 
35. A
O tamponamento de orifícios deve ser realizado para evitar a drenagem de secreções.
 
36. D
As veias preferenciais no antebraço são basílica e cefálica, sendo assim, recomenda-se evitar a punção de membros inferiores, especialmente para quem sofre de problemas circulatórios para evitar flebites.

 
37. B / D
Segundo Lima, a região ventroglutea é formada pelos músculos: glúteo máximo médio e mínimo Sendo assim, as 2 alternativas são possíveis.
 
38. D
Segundo Lima, semi-Fowler com angulação de 45º e Fowler alta a 90º.
 
39. A
A ocitocina estimula a contração uterina e a ejeção do leite pela mama, promovendo liberação da prolactina pela hipófise posterior.
 
40. A

O KMnO4 é utilizado com o benefício de reepitelização.
 
41. C
Lima diz que as soluções podem se apresentar como hipertônica, isotônica e hipotônica.
 
42. B
Para evitar reação de oxidação com a luz solar e ambiente.
 
43. D
Em 5ml contem 500mg de fenitoína, para a aplicação da prescrição de 300mg, aspira-se 3ml da medicação.

 
44. C
Não se recomenda a aplicação de BCG em RNs com peso inferior a 2000g.
 
45. C
Lima diz que substâncias que sobram da queima são tóxicas para o corpo e cita como produto a uréia e creatinina. Mas é sabido que o ácido úrico também é excretado.
 
46. A
A aplicação de frio provoca vasoconstrição no corpo.
 
47. C

A mudança de decúbito a cada 2h é recomendada principalmente para evitar pressão em proeminências ósseas.
 
48. D
A PCR é caracterizada pela ausência de movimentos respiratórios, inconsciência e cianose.
 
49. A
As roupas queimadas aderidas ao corpo são compreendidas como corpos estranhos e a retirada das mesmas reduz o risco de infecção.
 
50. C
Segundo a regra dos 9, o períneo compreende 1% da superfície corporal em queimaduras.

 
51. A
Em caso de acidentes com cobras peçonhentas não se deve: perfurar, cortar, fazer torniquetes, aplicar substâncias como gasolina, querosene, fezes, urina, etc.
 
52. D
Algumas posições cirúrgicas favorecem o aumento da pressão intracraniana por proporcionar a concentração de LCR e medicação anestésica na região da cabeça, favorecendo o aparecimento de cefaléias.
 
53. B
Administração de antibiótico a fim de reduzir o risco de infecção, analgésicos para controlar a dor epigástrica e a bolsa de gelo no abdome promovendo a vasoconstrição.
 
54. C

São considerados obesos mórbidos indivíduos que tenham IMC acima de 40kg/m²
 
55. C
O processo respiratório envolve ventilação pulmonar e utilização dos gases O2 e CO2.
 
56. B
A cianose está diretamente relacionada a uma consequência da diminuição ou ausência de O2 circulante.
 
57. A
Os impulsos elétricos iniciados pelo nódulo sinoatrial são conduzidos ao longo das células miocárdicas dos átrios e provocam a estimulação elétrica e subseqüentemente a contração dos átrios, formando a sístole.

 
58. D
O serviço em Enfermagem sofreu influência religiosa e militar, incorporando características dessas instituições.
 
59. A
A assiduidade é um parâmetro de avaliação das condições de trabalho, diminuindo o índice de absenteísmo.
 
60. D
Todo procedimento parenteral está associado a utilização de uma via venosa, sendo para a nutrição, uma via venosa profunda.
 


Fundação Saúde: prova é aplicada sem transtornos

Foram aplicadas, na manhã deste domingo, dia 27, as provas objetivas do primeiro concurso da Secretaria Estadual de Saúde, promovido para Fundação Saúde. O tempo chuvoso não afugentou a maior parte dos 6.500 candidatos aos cargos de técnico de enfermagem convocados para fazer o exame no Centro Universitário Augusto Mota (Unisuam), em Bonsucesso. O número de faltosos ainda não foi informado.

A entrada dos candidatos ocorreu sem transtornos, desde às 8h, quando o portão foi aberto. Para escapar da garoa, que caiu pela manhã, os participantes resolveram aguardar o início da avaliação já dentro de sala. Por isso, não houve a aglomeração costumeira nos arredores dos locais de prova até pouco antes do início do exame.

O portão foi fechado às 9h1. Contudo, a tolerância de um minuto não impediu que dezenas candidatos chegassem atrasados. Entre elas, Alessandra de Lima, de 33 anos, grávida de oito meses. "Cheguei agora. Mas o portão já tinha fechado. O ônibus demorou muito. Não puder correr", explica a candidata, que reside em Vila dos Teles, no município de São João Meriti, na Baixada Fluminense.

Morador de Realengo, zona Oeste da cidade, Cláudio Gonçalves Oliveira, 37 anos, disse que chegou atraso por causa de congestionamento de trânsito. "Eu vim correndo, mas não consegui chegar a tempo. Sai de casa às 6h50, mas o trânsito estava complicado", argumentou.

Afonso Carlos Rosa de Alves, 39, questionou o fato de ter sido convocado para fazer a prova na Unisuam apesar de residir em Vila Isabel, onde existiam outros locais de prova. "Eu moro longe. Sai de casa às 7h30. Não sou obrigado a conhecer todo o Rio de Janeiro. Por isso acabei me atrasando", alegou.

A prova foi composta por 60 questões objetivas, que versaram Português (5), Conhecimentos sobre SUS (5) e Conhecimentos Específicos (50). Para ser aprovado, além de não zerar em nenhuma das disciplinas, será necessário obter, pelo menos, 50% dos pontos.


Os candidatos entrevistados por FOLHA DIRIGIDA afirmaram não terem encontrado dificuldade para fazer a prova. "Eu achei que a prova não estava tão difícil. Estava tranquila, eu achei", disse a candidata Adriely da Silveira Rocha.

Opinião semelhante teve Aline da Silva Pereira. "Eu gostei da prova. Fiz e achei que fui bem. Creio ter sido aprovada", concluiu com otimismo.

Dos 62.349 candidatos às vagas de nível médio/técnico convocados para fazer o exame na manhã deste domingo, dia 27, 54.891 compareceram - 7.458 faltaram e estão fora da disputa por uma das vagas. A avaliação ocorreu em 95 locais, distribuídos pelos municípios de Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, Araruama, Petrópolis e Volta Redonda. A Ceperj avaliou como positiva a aplicação do exame, não havendo nenhuma grande ocorrência negativa, sendo os problemas pontuais prontamentes resolvidos.

Gabaritos - Serão divulgados nesta terça-feira, dia 29, os gabaritos preliminares das provas, aplicadas aos concorrentes aos cargos de nível médio/técnico e superior, exceto para enfermeiro e médico. A partir desta quarta-feira, dia 30, até 8 de dezembro, os candidatos poderão interpor recursos. Para isso, será preciso preencher o formulário, que estará disponível no site da Fundação Ceperj, e entregá-lo na sede da organizadora, nos dias úteis, das 10h às 16h.

O candidato deverá recorrer por questão, com indicação precisa daquilo em se julgar prejudicado.  Os recursos devem ser fundamentados com citações baseadas somente na bibliografia de referência apresentada no anexo V do edital, incluindo itens, páginas de livros, nomes de autores, juntando, sempre que possível, cópias dos comprovantes.

Em 20 de dezembro, a Ceperj divulgará os resultados dos recursos e o preliminar da prova objetiva. Nessa mesma data será aberto prazo, que vai até seguinte (21),  para solicitar recontagem de pontos. O resultado final dessa etapa sairá em 29 de dezembro.


Posteriormente, haverá, ainda, uma avaliação de títulos e de experiência profissional. Essa etapa é exclusiva para os concorrentes às vagas de nível superior. Somente será convocado para apresentar os documentos comprobatórios o candidato aprovado na prova objetiva, dentro do quantitativo máximo estabelecido para cada cargo/área de atuação, bem como todos os empatados na última posição para esse fim. O quantitativo de convocações previsto em cada função consta no anexo VIII do edital.

Enfermeiros e médicos - A partir da próxima segunda-feira, dia 5, os 31.512 concorrentes às vagas de enfermeiro e médico devem retirar o cartão de confirmação no site da Ceperj. O documento, informa o local e horário de realização dos exames, marcados para 11 de dezembro. A prova será semelhante ao exame aplicado neste domingo, dia 27, para os demais cargos e o critério de aprovação será o mesmo. A segunda fase será a avaliação de títulos e de experiência profissional.

O primeiro concurso da Fundação Saúde teve oferta de 4.554 vagas, mobilizando 125.532 inscritos.  Durante o prazo de validade, de um ano, prorrogável por igual período, há a previsão de nomeação de aproximadamente 15 profissionais, por conta da substituição dos funcionários temporários e cooperativados das unidades e serviços hospitalares do Estado do Rio de Janeiro.

Quem for aprovado irá atuar na Fundação de Saúde, nos hospitais de urgência e emergência, nos institutos de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os contratos serão regidos pelo regime celetista.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.