Caixa escolhe organizadora. Edital até dia 23

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Fundação Cesgranrio será a organizadora do concurso para técnico bancário, arquiteto, advogado e engenheiro da Caixa Econômica Federal, conforme publicação no Diário Oficial da União nesta terça, dia 14. A previsão é de que a publicação dos editais ocorra ainda este mês. A previsão é de que o edital seja divulgado até 23 de fevereiro, quinta após o carnaval.

Embora o concurso seja destinado à formação de cadastro de reserva, o banco deverá convocar muitos aprovados. Isso porque o presidente da Caixa, Jorge Hereda, já informou que a expectativa é de contratar 12 mil funcionários até o fim deste ano. A maioria deles deverá ser contratada por meio do concurso que será aberto.

Dos aprovados no último concurso, realizado em 2010, 9.715 já foram convocados. Desse total, 9.221 são técnicos bancários, 54 advogados, 121 arquitetos e 319 engenheiros. Os concursados ainda estão sendo chamados, o que pode ocorrer até o término da data de validade. Para técnico bancário do Rio de Janeiro e de São Paulo, o prazo termina em 13 de junho de 2012, enquanto que a seleção para técnico bancário nacional vale até o dia 28 de junho. Já para advogado, arquiteto e engenheiro, o concurso vale até o dia 29 do mesmo mês.

Enquanto isso, os interessados devem estudar e intensificar a preparação. É o que sugere o professor de Conhecimentos Bancários José Luiz de Souza. “É preciso iniciar os estudos o quanto antes. É bom começar a se familiarizar com uma nomenclatura que não faz parte do seu cotidiano. O ideal é que todo candidato busque uma orientação técnica de um professor”, disse.

A respeito dos pontos que costumam ser cobrados, o professor chama a atenção para alguns específicos. “É fundamental que os futuros candidatos reforcem o estudo nas questões sobre sistema financeiro nacional, mercado de capitais, mercado de câmbio, mercado de seguros e abertura de contas”, destacou o professor.

José Luiz de Souza ainda completa. “Na Caixa, também caem muitas questões relacionadas a produtos e serviços bancários, como depósito, empréstimo e cheque especial. Além disso, os candidatos também precisarão focar em mercado de capitais, ações, debêntures, companhias abertas e operações de câmbio”, concluiu o especialista. Como forma de estudo, o professor orienta que os concorrentes acessem o site do Banco Central, estudem a Lei federal nº 7.357/85 e tenham como base as provas e editais anteriores.

As disciplinas a serem estudadas para quem pretende concorrer ao cargo de técnico bancário são Língua Portuguesa, Matemática, Ética, Atendimento, História e Estatuto da Caixa, Legislação Específica, Conhecimentos Bancários e Informática.

Para os graduados, algumas matérias são diferentes. Os advogados devem estudar Língua Portuguesa, Noções de Informática e Ética, além de diversas áreas do Direito (Civil, Penal, Constitucional, etc). Já para os engenheiros e arquitetos, Língua Portuguesa, Noções de Informática, Matemática, Noções de Direito, Ética e outros conteúdos de Conhecimentos Específicos.



GERÊNCIA NACIONAL DE LICITAÇÃO
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO
Processo nº 5307.01.0556.0/2012. Contratada: Fundação Cesgranrio.
Objeto: realização de dois concursos públicos. Vigência: 12 meses.
Fundamento Legal: Art. 24, inciso XIII, da Lei nº 8.666/93. Autorização:
Conselho Diretor da Caixa Econômica Federal. Valor estimado:
R$28.000.000,00. Item extra-orçamentário. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.