INSS: Candidatos criticam postura da Fundação Carlos Chagas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pouco mais de três semanas. Quase um mês. Exatos 22 dias. Este é o prazo determinado pela Fundação Carlos Chagas para divulgar o gabarito preliminar das provas objetivas do concurso do INSS, a contar da data de aplicação das mesmas, no último domingo, 12 de fevereiro. O anúncio de que as respostas da banca só serão liberadas a partir das 14h do dia 5 de março foi feito de forma oficial no site da própria FCC. E gerou protestos e queixas de boa parte dos mais de 900 mil inscritos na disputa pelas 1.500 vagas de técnico e 375 vagas de médico perito do Instituto Nacional do Seguro Social, que não entendem a razão de tanta demora na liberação do material.

"Gabarito só no dia 5 de março? Que absurdo!!! A FCC está ficando cada vez mais ridícula. Mil vezes o CESPE/UNB, que não tem essa enrolação", postou um leitor no site da FOLHA DIRIGIDA. Ainda segundo a divulgação feita no site da FCC, no mesmo dia 5 de março serão divulgadas as questões aplicadas aos concorrentes de ambos os cargos do INSS - bem como o resultado preliminar das provas objetivas. Os recursos sobre a divulgação das provas, dos gabaritos e dos resultados das Provas Objetivas e Títulos deverão ser interpostos nos dias 6 e 7 de março, no site da Fundação.

Centenas de candidatos do concurso utilizaram as redes sociais, como o Facebook da FOLHA DIRIGIDA, para protestarem contra o calendário de atividades divulgado pelo FCC. "Não deixar sair com o caderno acho mais do que normal. Não é a única organizadora a fazer isso... Mas não disponibilizar a prova no site e o gabarito em até 48 horas é, no mínimo, falta de respeito!", reclamou Mari Ribeiro. O mesmo tom de queixa foi adotado por Carla Meneses: "Isso é uma falta de respeito, pois uma vez não disponibilizado o caderno, o gabarito deveria ser divulgado de imediato. Vamos ficar na expectativa até março? Decepcionante...".

Para Pedro Antonio Simões, a demora na divulgação pública das questões da prova e dos gabaritos preliminares pode gerar suspeitas sobre a transparência do processo seletivo, além de aumentar a angústia dos candidatos, que continuam sem parâmetros para avaliar seu desempenho na prova. "A minha pergunta é: a quem interessa este atraso e o porquê disso estar ocorrendo? Isso quebra uma tradição da FCC e é falta de transparência...", pontuou ele.

O edital oficial do concurso não previa data de divulgação dos gabaritos preliminares - apenas apontava que a mesma seria anunciada na segunda, 13 de fevereiro, dia seguinte à aplicação dos exames. Contudo, Mauro Luciano Hauschild, presidente do INSS, chegou a anunciar, via twitter, em dezembro de 2011, que o resultado do concurso estava previsto para 5 de março, conforme consta do edital.

Com a informação, divulgada hoje pela FCC, de que nesta data serão liberados os gabaritos preliminares - com posterior abertura de prazo para recursos - o temor dos candidatos é de que o cronograma inicial da seleção não seja cumprido. E que, assim, haja atraso no resultado final. A expectativa do próprio Hauschild, em entrevista concedida à FOLHA DIRIGIDA, era de que a primeira cerimônia de posse de convocados deste concurso fosse realizada já em 27 de março.


Professores também condenam decisão

A decisão da Fundação Carlos Chagas de somente divulgar os gabaritos preliminares do INSS no dia 5 de março também desagradou em cheio a professores que atuaram na preparação de candidatos para o concurso. De acordo com o professor de Raciocínio Lógico, Alexandre Portela, do curso Degrau Cultural, essa atitude da FCC é um absurdo e é muito estranha. "Eles nunca fizeram isso! Deve ter acontecido algo de errado. Será que o equipamento de leitura óptica quebrou? Será que encontraram algum erro na prova? Ou será que eles não fizeram o gabarito ainda?". Na opinião do professor, todo caderno deve ser liberado ao fim da prova, pois sem a liberação, a organizadora retira o direito do candidato de reivindicar algo que esteja errado. "Não há uma explicação cabível!", disse Alexandre.

O diretor e professor de Língua Portuguesa do Curso Plá, Lincoln Moura, leciona para turmas de concurso público há mais de dez anos e disse que "tal atitude acarreta desconfiança quanto à legitimidade do resultado. É um tanto incomum o gabarito de um concurso ser divulgado depois de três semanas. Deveria existir uma lei que determinasse não só o prazo exato para divulgação de gabaritos, mas sim, todas etapas do cronograma, uma vez que todo processo seletivo deve ser feito às claras. Foi uma grande surpresa quando a Fundação Carlos Chagas anunciou a organização de três grandes concursos (INSS, TJ-RJ e TRF-RJ/ES). Os dois últimos acontecerão no fim de março. É uma situação que deveria ser esclarecida." Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.