Raciocínio Lógico: veja dicas e questões resolvidas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Em entrevista concedida à FOLHA DIRIGIDA, o professor Marcelo Lima, autor do livro "Matemática e Raciocínio Lógico para Concursos", da editora Campus/Elsevier, dá orientações sobre como estudar a disciplina de Raciocínio Lógico para ajudar os leitores que estão se preparando para o concurso de escriturário do Banco do Brasil. A prova está agendada para o próximo dia 25. No material anexo - que pode ser acessado abaixo - com as dicas especiais e também a resolução da prova azul do último concurso do BB, elaborado pela Cesgranrio. A próxima matéria do Especial BB, sobre a disciplina de Atendimento, será publicada pela FOLHA DIRIGIDA ONLINE no dia 22 de março.

Folha Dirigida - Professor Marcelo, caso seja possível identificar os tópicos mais importantes dentro do conteúdo de Raciocínio Lógico, quais seriam eles?
Marcelo Lima - O conteúdo inteiro de Raciocínio Lógico se resume em poucos tópicos, sendo: lógica setencial e de primeira ordem; enumeração por recurso (análise combinatória); contagem: princípio aditivo e multiplicativo; arranjo, permutação e combinação simples e com repetição. Com exceção da lógica sentencial, todos os outros tópicos são de análise combinatória, facilitando aos concurseiros para o estudo.

Como estes tópicos podem ser abordados podem ser abordado pela banca?
De acordo com a última prova do Banco do Brasil, organizada também pela Cesgranrio, tivemos mais ou menos uma questão por item, sendo uma de proposições e quatro de análise combinatória. Os concurseiros devem lembrar sempre de três conceitos básicos:

1. Princípio fundamental da contagem.
Por exemplo: Tenho quatro calças e três blusas para ir trabalhar, quantas maneiras diferentes posso ir? 4x3= 12, ou seja, 12 maneiras diferentes.
2. Arranjos.
3. Combinações.

Arranjos e combinações: essa disciplina tem uma fórmula bem parecida, porém um tem o "p fatorial" (P!) no denominador, enquanto o outro não. Na combinação não importa a ordem. E, no arranjo, importa. Se importa a ordem, você tem um número maior do que quando não importa. Quando o número é maior, o denominador é menor. Se o denominador é menor, não tem o "p fatorial" (P!)" Em combinações não importa a ordem dos elementos. Já nos Arranjos, a ordem dos elementos é importante. Exemplo: Nas Combinações dos elementos A, B e C em grupos de 2 teremos os grupos AB, AC e BC. Já nos Arranjos dos elementos A, B e C em grupos de 2 teremos os grupos AB, BA, AC, CA, BC, CB.
Em Lógica, o candidato deve focar em equivalência e negação, pois são questões carimbadas da banca.

Qual é o estilo dessa organizadora? As provas do Cesgranrio apresentam muitas "pegadinhas"?
As perguntas são bem diretas. Na maioria das vezes conseguimos resolver as questões sem o uso de fórmulas. Eles cobram muito o raciocínio do candidato, ou seja, caso o interessado chegue com todas as fórmulas decoradas, mas não consiga resolver as questões sem elas, muita das vezes não se sairá bem, pois o foco da prova é no raciocínio. Não perca tempo decorando fórmulas. Todas as bancas colocam 'pegadinhas' nas questões, mas é com o intuito de perceber se o candidato está realmente preparado, atento, ou se ele só decorou fórmulas.

Com o que os candidatos devem prestar mais atenção?
Não existe um item ao qual o candidato deva prestar mais ou menos atenção. Uma preparação para um concurso público requer muita atenção em todos os detalhes. Durante a preparação o candidato deve focar na aprendizagem da matéria, e não na simples memorização das fórmulas. No dia da prova, o candidato deve manter a calma e ter cuidado com os enunciados, pois estes possuem as informações necessárias para a resolução da questão.

Quais dicas o senhor daria para esses candidatos realizarem uma boa prova no próximo dia 25?
De uma forma geral, os candidatos devem se preparar bastante. Nos dias imediatamente antes das provas, o concorrente deve procurar fazer revisões e ter uma forma de distração. A alimentação e o sono devem ser adequados para evitar surpresas ou mal-estar no dia da prova.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.