TCU: Benefícios e remuneração são os principais atrativos

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Tribunal de Contas da União (TCU) planeja abrir concurso, em breve, para técnico federal de controle externo (TEFC), cargo de nível médio. A seleção oferecerá 29 vagas, sendo 21 para Brasília. O cargo tem remuneração de R$6.308,42, já somadas as gratificações. Os convocados terão jornada de 40 horas semanais, em regime estatutário. Para Sandra Regina Bragança e Silva, que exerce a função há dois anos, o regime de trabalho é um dos maiores atrativos do cargo. "As principais vantagens são a estabilidade e a segurança que o serviço público proporcionam. Para mim, que sou mãe, outra grande vantagem é o horário, que te permite ter qualidade de vida e dedicar-se à família", avalia.

Com pós-graduação em Odontologia, Sandra Regina destaca a segurança dos salários oferecidos como um dos motivos para ter buscado uma carreira pública. "Aquela sensação de que todo mês você vai receber o salário, sem atrasos, propicia fazer planos e concretizar sonhos sem grandes sacrifícios e incertezas". Ela ressalta que os ganhos na função ultrapassam até os de algumas funções que exigem gaduação. "Muitos cargos de nível superior, do poder judiciário, inclusive, não remuneram tão bem quanto o cargo de TEFC".

Participante da última seleção para técnico de controle externo, em 2009, ela ingressou no TCU em maio do ano seguinte. "Com certeza estou numa situação melhor, pois, além da questão salarial, o
ambiente de trabalho é motivador e profissional". O ambiente de profissionalismo é incentivado pelos programas de capacitação desenvolvidos pelo tribunal. "Ações de capacitação são muito estimuladas dentro do TCU. Outro ponto positivo é que a maioria das funções de confiança é destinada a servidores de carreira do tribunal, o que valoriza o corpo de servidores do órgão", conta Sandra.

Para quem pretende participar do concurso, ela recomenda um roteiro de estudos. "A minha dica é estudar bastante Direito Administrativo, focando na Lei 8.666/93, e Administração Financeira e Orçamentária, além de Português, pois são as matérias com maior peso na prova. Sem deixar de lado o Direito Constitucional, a Lei Orgânica (LO-TCU) e o Regimento Interno do TCU (RI-TCU), que, a propósito, sofreu alteração recente. Entendendo bem a LO-TCU e o RI-TCU, entende-se bem o que é o Controle Externo, qual a finalidade do tribunal e como é seu funcionamento. E essa compreensão global ajuda na hora da prova, principalmente nas discursivas", conclui. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.