Auditor fiscal: previsão é de 100 vagas, para R$12.384

quinta-feira, 12 de julho de 2012

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) está finalizando os estudos que, em breve, levarão à escolha da banca examinadora do concurso para auditor fiscal (antigo fiscal de rendas). Apesar de não ter um mês previsto para que isso ocorra, o objetivo do órgão é publicar o edital no fim deste ano ou no início de 2013. Já foi iniciado um estudo com o setor de RH para analisar o quantitativo de vagas, porém a perspectiva é de oferecer 100, como nas seleções anteriores. Atualmente, a secretaria conta com 970 auditores, que atuam na fiscalização, arrecadação, cadastro, planejamento e informações econômico-fiscais.

O secretário de Fazenda, Renato Villela, disse durante a cerimônia de posse dos analistas de finanças públicas, na última quinta-feira, dia 5, no Palácio da Guanabara, que esse número de servidores não é suficiente. "Estamos avaliando o quadro. Desde a última vez que esse levantamento foi feito, apontando um pouco menos de 1.500 servidores, muitas coisas aconteceram, como as mudanças tecnológicas nos bancos de dados e na capacidade do cruzamento de informação. Em vista disso, estamos fazendo um estudo bem detalhado na Sefaz, para definir qual é a lotação ideal. Nós devemos terminar isso nos próximos dois ou três
meses, e após essa definição, procuraremos preencher rapidamente esse quadro de efetivos", concluiu.

O cargo exige formação superior em qualquer área, e a remuneração é de R$12.384,22, para carga de trabalho de 40 horas semanais. Os interessados já devem iniciar os estudos, utilizando o programa da seleção anterior, de 2011, pois, segundo Villela, será mantido. Na ocasião, foram aplicadas duas provas objetivas, em datas distintas, totalizando 200 questões. As 100 primeiras verificaram conhecimentos de Língua Portuguesa (18), Matemática Financeira e Estatística (18), Economia e Finanças Públicas (16), Administração e Informática (26) e Direito Constitucional, Civil e Administrativo (22).

O segundo exame abrangeu Direito Empresarial/Comercial (20), Tributário (20), Legislação Tributária e demais normas atinentes à fiscalização (40), Contabilidade Geral e de Custos e Auditoria (20). Haverá curso de formação, eliminatório, com duração de aproximadamente três meses, na Escola Fazendária. Os selecionados farão fiscalizações-piloto com o acompanhamento dos auditores experientes, além de conhecerem como é feita a interação entre a Sefaz-RJ e os demais órgãos do estado.

Alerta sobre Direito Tributário

Conquistar um emprego que garanta estabilidade, boa remuneração e status é o sonho de muitas pessoas, mas é preciso determinação e foco nos estudos para alcançar esse objetivo. Quem deseja ingressar na carreira de auditor fiscal (antigo fiscal de rendas) da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) pode seguir o exemplo de dedicação e as dicas de preparação de Juliana de Araújo Castelo Branco Castro, 34 anos, primeira colocada no concurso para analista de finanças públicas da Sefaz-RJ.

O conteúdo programático das provas objetivas para analista é bem similar ao da avaliação para auditor e, segundo Juliana, o Direito Tributário é o grande vilão das eliminações. "Essa disciplina ocupou parte do meu tempo, pois eu nunca havia estudado sobre o assunto. Foi a matéria em que eu mais sentia dificuldade, e para resolver esse problema eu fazia vídeo-aulas diariamente", frisou.

Ela não mediu esforços para realizar o sonho. Mesmo sendo formada em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tendo trabalhado no mercado financeiro, não foi suficiente para fazer a prova. "Eu já havia estudado algumas matérias, como Economia, Matemática, Português e Direito Administrativo. Quando saiu o edital fiquei dois meses focada nesse concurso", disse.

O foco nos estudos é o principal aliado para conseguir aprovação, porém, o nervosismo deve ser controlado na hora da prova. "Eu senti que estava indo bem, apesar de algumas matérias estarem bem complicadas. Fiquei com medo de perder a prova por causa disso, mas acabei mantendo a calma, e consegui", comemorou. No discurso feito na cerimônia de posse, ocorrida no último dia 5, no Palácio da Guanabara, a analista enfatizou que "é sempre bom o candidato já saber disciplinas básicas de concursos, como Língua Portuguesa, Matemática, Direito Administrativo e Constitucional, para quando sair o edital, poder priorizar os estudos de matérias específicas. Assim, a pessoa terá mais tempo para se preparar no que está faltando", finalizou. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.