Ministério da Saúde: Concurso em breve. Veja dicas para auxiliar de enfermagem

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Grande destaque do concurso do Ministério da Saúde para a área indígena, o cargo de auxiliar de enfermagem terá a oferta de 1.249 vagas, das 2.500 da seleção que terá cargos dos níveis médio/técnico e superior. Para auxiliar a preparação dos futuros candidatos dessa carreira, a FOLHA DIRIGIDA ouviu o professor Juremir Abrunhosa, que leciona Sistema Único de Saúde (SUS) no curso Atryo. Segundo o especialista, os candidatos não devem esperar pelo edital para começar os estudos. “O estudo deve começar desde já. Esperar a publicação do edital é um grande erro que muitos cometem”, alertou. O professor deu dicas sobre a preparação pré-edital. “O Cespe/UnB é uma banca especial, interpretativa. Recomendo que faça provas anteriores da banca”, disse.

Juremir Abrunhosa acredita que devam ser cobradas ao menos cinco questões de SUS. Ele orientou os candidatos em relação aos tópicos que poderão ser abordados na avaliação. “O candidato deve estudar os manuais de hipertensão, diabetes da mulher, criança e adultos e doenças transmissíveis. Não pode ser esquecido também a evolução da história da política pública, além de normas operacionais e o manual da saúde indígena”, disse. Quanto ao dia que antecede a aplicação da prova, o especialista afirmou que não é para o candidato estudar. “Na véspera, sou a favor que o candidato fique desconectado. É bom para os aspectos emocional e psicológico”, orientou.

O professor chama a atenção para os salários oferecidos nesta seleção, que são, segundo ele, relativamente atrativos, comparados a outras seleções para a área de Saúde. “Não se pode perder uma oportunidade como essa. O governo federal está priorizando a saúde indígena, até em termos de salário. O ministro Alexandre Padilha disse, em entrevista à própria FOLHA DIRIGIDA, que os salários serão diferenciados, o que dá uma boa injeção de ânimo a quem for se inscrever”, disse.

Expectativa - Quem pretende participar da seleção está na expectativa pela divulgação do edital. Isso porque o documento deverá ser publicado até o final de deste mês, segundo informações da Secretaria Especial da Saúde Indígena, que confirmou a aplicação das provas para dezembro.

A distribuição das 2.500 vagas do concurso do Ministério do Planejamento, para cargos dos níveis médio/técnico e superior, sofreu alteração no último dia 26 de setembro, com a publicação de uma portaria, pelo Ministério do Planejamento no Diário Oficial da União (veja tabela nesta página). O documento informa que o número de oportunidades para alguns cargos foi alterado, além da exclusão da carreira de agente de saúde pública da seleção, que teria 70 chances preenchidas. Haverá vagas em diversos estados, inclusive para o Rio de Janeiro, mas a distribuição ainda não foi informada pelo Ministério da Saúde. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.