Preparação: Teste vocacional pode orientar escolhas de concurseiros

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Quando chega a hora da definição do futuro profissional, ainda na escola, é comum ouvir falar em teste vocacional. Na infância, ou no mais tardar ali por volta dos 15, 16 anos, é comum a pressão dos pais, que querem saber dos filhos o que eles vão querer ser 'quando crescerem'. Não tem jeito, a responsabilidade de escolha da profissão se apresenta cada vez mais cedo. E, justo neste momento, os testes vocacionais podem ser bons aliados, ajudando a direcionar escolhas, tendo como base o perfil e aptidões dos estudantes. O que pouco se fala é da utilização dessa ajuda profissional para concurseiros. Você sabia que ela existe?

"O candidato, antes de qualquer coisa, precisa conhecer suas habilidades e competências, tanto quanto precisa saber, previamente, quais são os conhecimentos necessários para a função. E, caso seja aprovado, onde vai trabalhar, quando, como, em qual horário... Além disso, precisa saber quanto ganha um profissional daquela área e como está a competição naquele mercado. Conhecendo tudo isso, mais a sua personalidade e vocação, as características das diversas profissões e do mercado, ele descobrirá onde existem mais chances de sucesso. Poderá decidir com maior segurança em quais concursos investir", diz o consultor Carlos Martins.

Muitas pessoas que querem tentar a carreira pública têm dúvida de que cargo seguir. E de como é o cotidiano dos profissionais que atuam no serviço público. "Eu costumo observar que as principais dúvidas dos concurseiros estão relacionadas com o que cada um quer ser ou fazer. Quase sempre são questões a respeito da segurança e da estabilidade, diante das incertezas do futuro. Numa sociedade que se modifica na velocidade da luz, num mercado altamente competitivo, essa questão é compreensível", afirma Carlos, que explica como o teste vocacional também pode ser válido para concurseiros.

"Ele pode ser o ponto de partida para melhorar o autoconhecimento e promover mudanças importantes. A soma de nossas características, o que herdamos e o que aprendemos com as experiências pessoais formam nossa personalidade, que é o conjunto de vocações. Isto é: todas as áreas onde podemos atuar com sucesso", diz o consultor, para quem esse conhecimento é fundamental para evitar possíveis futuras frustrações. "Entender a forma de atuação no cargo pretendido e ter a percepção se está preparado ou não para o mesmo são aspectos fundamentais para a realização profissional, tanto no serviço público quanto na iniciativa privada".

O tempo de preparação gasto para os concursos costuma exigir muito dos candidatos. "Após tanta dedicação a pessoa espera atender suas expectativas tendo um retorno positivo do cargo escolhido, tanto financeiro quanto pessoal, mas mesmo depois de tanto esforço ela pode se frustrar em relação à opção feita. Acredite, não é difícil encontrar alguém que mudou de emprego e se sentiu muito mais feliz, mesmo ganhando menos", conclui Carlos, que recomenda que o teste vocacional seja sempre acompanhado por um profissional de Psicologia. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.